Dr. Thiago Albeny
Ortopedia e traumatologia especializada em mãos
  • Dr. Thiago Albeny
  • Cirurgia da mão
  • Atualizações
  • Galeria
  • Locais de atendimento
  • Contato
  • Perguntas e Respostas
Captura de Tela 2019-05-23 às 22.45.08
22/12/2018

Fraturas do punho

A fratura de punho (rádio e ulna distais) é considerada a fratura mais comum do adulto, correspondendo a até 20% de todas as fraturas do corpo. A queda da própria altura é o mecanismo de trauma mais frequente (66-77% dos casos), atingindo principalmente mulheres acima de 60 anos devido a fragilidade óssea comum nesta faixa etária. Atenção especial deve ser dada para prevenção de quedas: uso de calçados fechados; retirar tapetes, fios de aparelhos eletrônicos e outros objetos do chão; manter piso seco; uso de barras de apoio, entre outras medidas. Acidentes automobilísticos, motociclísticos, traumas esportivos também podem causar este tipo de fratura.

Após o trauma, o paciente deve se direcionar a uma unidade de atendimento médico mais próximo e ser avaliado por um ortopedista. O diagnóstico da fratura é realizado através da história, exame clínico e radiografias. A tomografia computadorizada também pode ser útil.

Feito o diagnóstico, o tratamento pode ser conservador, através de redução (manipulação) da fratura e gesso; ou cirúrgico, através de fixação com fios metálicos, placas e parafusos. Essa decisão é baseada na idade do paciente, condições clínicas (diabetes, tabagismo, etilismo, etc), radiografia, lesões associadas, entre outros fatores.

O tempo para fratura consolidar (“colar”) é de aproximadamente 6 a 8 semanas e para retorno ao trabalho e às atividades diárias varia de semanas a meses, sendo fundamental a realização de fisioterapia/terapia ocupacional para uma reabilitação adequada. As principais complicações associadas a esta fratura são rigidez da articulação, dor crônica, infecção, falha na consolidação da fratura e ruptura de tendão.

A cirurgia da mão é a especialidade da ortopedia responsável pelo tratamento das fraturas de punho.

Voltar

Posts relacionados

Captura de Tela 2019 06 17 às 11.15.24

Dr. Thiago Albeny

Dedo em martelo

Dedo em martelo (mallet finger) é uma deformidade do dedo gerada pela ruptura do tendão extensor terminal associada ou não a fratura avulsão da falange distal, levando a flexão da articulação interfalangeana distal do dedo acometido.

Imagem1

Dr. Thiago Albeny

Dedo em gatilho

Dedo em gatilho é a doença caracterizada pela tenossinovite dos tendões flexores e a bainha ao redor destes, que pode levar a dor, limitação funcional da mão e travamento/gatilho do dedo acometido.

Imagem1

Dr. Thiago Albeny

Fratura do Boxer

A fratura do boxer (boxeador), ou fratura do colo do quinto metacarpo, é uma das fraturas mais comuns da mão. Apesar do nome, é rara em boxeadores profissionais, sendo usualmente causada por soco em superfícies rígidas.

Dr. Thiago Albeny

Médico, ortopedista, traumatologista, cirurgião de mão e de membro superior e microcirurgião.

Entre em contato

thiago.albeny.ortop@hotmail.com

(31) 99882-2717

Dr. Thiago Albeny
© Todos os direitos reservados – 2018

vazio

vazio

Site desenvolvido por TMZCPS