Dedo em gatilho
Dedo em gatilho é a doença caracterizada pela tenossinovite dos tendões flexores e a bainha ao redor destes, que pode levar a dor, limitação funcional da mão e travamento/gatilho do dedo acometido.
É mais frequente em mulheres de 40 a 60 anos, principalmente em 4º dedo da mão dominante. Algumas condições apresentam associação com esta doença como uso repetitivo da mão, síndrome do túnel do carpo, diabetes, gota, artrite reumatoide, doenças renais, entre outras.
O diagnóstico de dedo em gatilho é feito através basicamente de anamnese e exame físico. O paciente usualmente queixa dor no trajeto do dedo afetado ao movimentar ou segurar objetos e sensação de travamento deste principalmente ao despertar. A presença de nódulo ou endurecimento na transição do dedo para a palma da mão também é frequente. Exames como ultrassonografia ou ressonância podem auxiliar no diagnóstico em caso de dúvidas.
O tratamento se baseia primeiramente no uso de medicações antiinflamatórias, fisioterapia e infiltração com corticoide. Outra opção é a terapia com onda de choque e imobilização.
Em caso de falha do tratamento conservador, travamento fixo do dedo ou preferência do paciente, a liberação percutânea ou cirúrgica é indicada.
Para maiores informações:
https://doi.org/10.1177/1753193416682917